Pessoas Online

Nós temos 179 visitantes e 9 membros online
  • redezrenn

Visitas

HOJE147
ONTEM274
NA SEMANA667
NO MÊS3239
TODAS309975
Powered by Kubik-Rubik.de

Siga-nos

Siga o Dica Quente no Twitter

Twitter

Doacoes


 
RACHEL DOLEZAL E A VONTADE DE SER NEGRA PDF Imprimir E-mail

Rachel Dolezal tem 37 anos e trabalha para uma organização chamada “Associação Nacional pelo Avanço das Pessoas de Cor”(NAACP) em Spokane (450 quilômetros de Seattle) a noroeste dos EUA.

rachel dolezal

 

Fonte da imagem

Bem, inúmeros são os comentários sobre a postura da ativista, bem como a (muito decente) a indignação dos pais da moça. A questão não é se ela quer ser negra "visualmente" ou não. Afinal, ela pode ter essa identidade consigo e querer externá-la. Parece ainda que problemas familiares quanto a isso (se assumir visualmente negra) ela não teria uma vez que seus pais adotaram crianças negras com as quais ela cresceu e conviveu.

Sendo assim imagino não se tratar de alguém que desconheça a causa negra para ser ativista da área nos EUA; também creio que não haja prioridade de ser negro para entender as necessidades de engajamento em causas sociais relativas ao tema.

A questão é justamente o que estamos estudando no momento: deixar de lado aquilo que a sociedade "toma para si comosocialmente correto".

Outros disseram ainda que ao ser indagada por um repórter sobre ser loira, Rachel saiu de cena e teria ainda renunciado à presidencia da sua organização.

Claro, outra questão existe aí: ela se "fazia passar por negra". Uma novidade na questão de gênero e diversidade.

rachel dolezal criança e adulta

Fonte da imagem

Em muitos países essa notícia não foi tão "estarrecedora". Aqui, no Brasil mesmo não foi.

Imagino que nos EUA tenha sido uma bomba porque é um país de maioria branca onde raramente um branco (dadas as problemáticas raciais "passadas" e "atuais") se sentiria bem "mudando" de branco para negro.

Em alguns lugares discute-se o mau gosto da ativista, em outros a sua coragem e há quem esteja chamando a moça dementirosadoente.

Sendo assim abre-se um novo evento ligado aos Direitos Humanos.

Coincidentemente, a notícia veio a público (ao menos no Brasil) no mesmo dia em que a Carta Magna (inglesa) de 1215 comemorou 800 anos de existência.

*todos os links dessa matéria, ao serem clicados, automaticamente, concedem os direitos aos seus detentores.

 

Comentar

Por favor, use de polidez em seu comentário. Não utilize palavras ofensivas ou palavrões e seja bem vindo(a).


Código de segurança
Atualizar